Livro Poesia e Utopia


O livro faz parte da Coleção Ensaios Transversais que trata de temas que articulam reflexões teóricas e ações cotidianas, em busca do que se poderia caracterizar como uma Scientia Activa. Os textos representam vozes que procuram um debate aberto, que transcenda a mera reiteração dos ecos e contribua efetivamente para a negociação e a partilha de significações.

A cartilha escrita por Carlos Felipe Moisés poeta, critico lietrário, doutor e livre-docente em Letras Clássicas e Vernáculas pela USP, tem o único proposito de responder a uma interrogação básica, a que indaga pelo papel social da poesia e do poeta nos dias de hoje.

Os capítulos podem ser lidos na ordem de preferencia do leitor, pois são isolados. O primeiro reflete as razoes que teriam levado Platão a expulsar o poeta da republica, sem tirar a visão da realidade contemporânea.

O segundo com o olhar posto no passado e no presente dirige a Confúcio, aos pré-socráticos e à tradição que daí se origina, uma interrogação mais abrangente, acerca do lugar ocupado pelo homem no Mundo.

O terceiro envereda por um atalho sugerido no primeiro atinente aos modos de circulação e de percepção da poesia.

O quarto discorre sobre o predomínio do lirismo, a crise do individualismo e o isolamento do poeta no mundo moderno.

E por fim o autor propõe ao leitor um juízo taxativo, como poderá aderir ao ceticismo que se desenrola nos capítulos e a prosseguir em busca de outras respostas  ou outras maneiras de reformular a pergunta feita pelo livro.


Autor: Carlos Felipe Moisés
Editora: Escrituras
ISBN: 9788575312421
EAN: 9788575312421
Número edição: 1
Páginas:143
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 12x18

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro Poesia e Utopia

  • Produtos por marca ESCRITURAS
  • Modelo: 9788575312421
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 29,90
  • R$ 19,90