• Livro Para Salvar a Universidade

Livro Para Salvar a Universidade

Através de sua experiência francesa, Laurent Schwartz se aproveitou de seus conhecimentos obtidos e escreveu esse livro que é de importância e atualidade, sobretudo para dele se extraírem oportunas lições para a vida universitária brasileira, dadas por um grande matemático que é ao mesmo tempo um “homem da esquerda”.

O autor conta em detalhes a crise da Universidade Francesa, relevando vários problemas da organização francesa como, por exemplo, a dualidade entre a universidade de uma parte, e o sistema das grandes escolas de outro, refletindo na forma de recrutamento dos estudantes.

Apesar de ser fortemente critico Laurent afirma que essas criticas não lhe causam nenhum prazer, ele se diz da esquerda e deseja o sucesso da experiência socialista atual. Seu objetivo é ajudar o governo por isso o critica.

Para ele uma universidade democrática amplamente aberta as massas, proporcionando ao mesmo tempo cultura geral e informação profissional, aberta ao mundo exterior praticando em todos os níveis uma seleção-orientação, cultivando a diversidade e permitindo portanto uma certa concorrência entre as universidades e os diplomas que elas conferem, fornecendo à pesquisa e a qualidade um lugar fundamental. Estas são as linhas básicas de um projeto de universidade moderna válido nos países mais avançados e que servem de exemplos pro resto do mundo.

Seu propósito é através de sua experiência com essa crise universitária francesa, resolver alguns problemas paralelos que também ocorre com universitários brasileiros, sobretudo quando se fala sobre reforma, participação e democratização.

Autor: Laurent Schwartz
Editora: EDUSP
ISBN: 8585008253
Número edição: 1
Páginas: 126
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 14x21

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro Para Salvar a Universidade

  • Produtos por marca EDUSP
  • Modelo: 8585008253
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 29,90
  • R$ 19,90