Livro Lira Dos Vinte Anos - Álvares De Azevedo
Texto integral e Ficha de Leitura

Lira dos Vinte Anos é um livro de poemas escrito pelo autor romântico brasileiro Álvares
de Azevedo (1831-1852). Lira dos vinte anos, em suas edições atuais, costuma ser dividida em três partes, mas originalmente Álvares de Azevedo a planejou com somente duas partes'.

A "Primeira parte"
está ligada a Ariel, anjo bom da obra "A tempestade", de Shakespeare e é composta por 33 poemas. O prefácio tem epíteto sugestivo de Bocage. "É uma lira, mas sem cordas; uma primavera, mas sem flores, uma coroa de folhas, mas sem viço... são as páginas espedaçadas de um livro não lido..."

A "Segunda parte", ligada a Caliban, outro personagem shakespeariano, demônio disforme. Enquanto os poemas da face Ariel exibem sentimentalismo extremo, amor platônico, melancolia, entre outros elementos, os de Caliban são demasiado mórbidos, sarcásticos e irônicos. Compõe-se de 14 poemas, também iniciado por um prefácio: "Aqui dissipa-se o mundo visionário e platônico. Vamos entrar num mundo novo, terra fantástica, verdadeira ilha de D. Quixote, onde Sancho é rei..."

Finalmente, trinta poemas formam a terceira parte do livro, sendo, então, ao todo, 77 composições. A "Lira dos Vinte Anos" foi publicada em 1853, um ano após a morte do autor, organizada por Domingos Jacy Monteiro a partir de anotações esparsas de Álvares de Azevedo.

Autor: Álvares De Azevedo
Editora: Ciranda Cultural
ISBN: 978853804738
Número edição: 1ª
Páginas: 242
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 13,5x19

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro Lira Dos Vinte Anos - Álvares De Azevedo

  • Produtos por marca Ciranda Cultural
  • Modelo: 978853804738
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 14,92