Livro Jogos de Armar

Para o autor Emil de Castro, o livro não seria uma biografia propriamente dita sobre o cineasta Mário Peixoto, mas um ensaio para uma futura biografia. E como todos sabem Mário Peixoto era uma figura no mundo artístico do país, cheia de mistérios, todos têm duvidas quanto á ele.

Esta obra tem um dos seus grandes destaques no ano de 1930, quando Peixoto produziu o seu filme de maior sucesso, no ano de 1930. Ele ainda muito novo e com uma origem aristocrática, se viu realizado com sua maravilhosa produção, que teve sua criação no litoral fluminense com uma equipe escolhida a dedo e de forma cautelosa.

A obra se chamava Limite, a única obra de um artista com as qualidades tão marcantes, que logo após tamanho sucesso agiu de uma forma misteriosa, se afastando de sua arte. Peixoto chamou a atenção de todos por conta de tal atitude, inesperada por qualquer um. Se transformou na lenda do cinema brasileiro.

 E como é de se esperar, sua obra, apesar de incrível, também era misteriosa como ele, era fato que eles estavam entrelaçados. Foi um cineasta romântico e poeta, mas principalmente: foi um homem que preservava sua imagem, vivia se resguardando, preferia a vida solitária do que ser notado.

Imaginamos que talvez seja esse o motivo que o fez desaparecer misteriosamente após seu grande sucesso com Limite, pois enquanto todos fazem algo para ser notado, ele prefere a descrição, porem, não previa que sua obra faria tamanho sucesso.

Para o autor, o próprio Peixoto contribuiu para sua obra ser tão misteriosa quanto ele, pois era uma construção e uma desconstrução de variadas versões sobre a vida, que pareciam memórias ou seu imaginário, que construía algo, depois não se via feliz, e descontruía, para começar de novo. Não parecia um fato, o autor descreve como se houvesse a contribuição de Peixoto, porem, não é possível saber até que ponto as coisas se misturaram.

Talvez não seja um ensaio biográfico, mas também não chega a ser uma biografia, seria apenas estudos, pesquisas, Emil de Castro reuniu as pistas e as suposições que tinha a respeito de Peixoto, e fez seu trabalho em cima disso.

Fica a critério do leitor fazer sua própria interpretação a respeito da vida e obra de Mário Peixoto, montar esse quebra cabeça que seria a biografia deste homem que foi um grande mistério para toda a sociedade.

Autor: Emil de Castro
Editora: Lacerda
ISBN: 8573840633
EAN: 9788573840636
Número edição: 1
Páginas: 226
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 14x21

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro Jogos de Armar

  • Produtos por marca LACERDA
  • Modelo: 9788573840636
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 29,90
  • R$ 19,90