Livro História do Trabalho
A relação que estabelecemos com o trabalho, seja ele de que natureza for, é um elemento essencial em nossas vidas e na sociedade em que vivemos. E é disso que trata História do trabalho, de Carlos Roberto de Oliveira. Livre-docente em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em suas "Reflexões iniciais" o autor escreve: "Trabalho é a atividade desenvolvida pelo homem, sob determinadas formas, para produzir a riqueza. São as condições históricas que lhe dão validade e estabelecem seu limite".
Volume 93 da Série Princípios, História do trabalho, está dividido em onze capítulos, incluindo um vocabulário crítico e uma bibliografia comentada. Carlos Roberto de Oliveira desenvolve seu trabalho de modo meticuloso, abordando desde as formas mais antigas conhecidas sobre o tema. Ele se detém nas formações primitivas, asiáticas e antigas (Grécia e Roma) e apresenta uma caracterização geral do escravo no capítulo "Formações escravistas", em que, mais uma vez, se atém aos exemplos extraídos da Grécia e de Roma.
A história do trabalho, segundo o autor, tem início "quando o homem buscou os meios de satisfazer suas necessidades - a produção da vida material". Oliveira afirma ainda que essa "busca se reproduz historicamente em toda a ação humana para que o homem possa continuar sobrevivendo. Na medida em que a satisfação é atingida, ampliam-se as necessidades a outros homens e criam-se as relações sociais que determinam a condição histórica do trabalho. O trabalho fica então subordinado a determinadas formas sociais historicamente limitadas e a correspondentes organizações técnicas, o que caracteriza o chamado modo de produção.
Em sua obra, Oliveira aborda ainda os temas "Trabalho e transição: do escravismo ao servilismo", "Formações feudais", "Trabalho e transição: do feudalismo ao capitalismo" e "Formações capitalistas". Nesse capítulo, o autor aponta a Revolução Industrial como o móvel do capitalismo, caracterizada pela evolução tecnológica aplicada na produção e pela conseqüente revolução nos processos de produção e nas relações sociais. Essa combinação, assim, conferia um caráter social à Revolução.
Autor: Carlos Roberto de Oliveira
ISBN: 8508102151
Editora: Ática
Acabamento: Brochura
Páginas: 96
Coleção: Serie Principios
Edição: 5ª
Livro História do Trabalho

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro História do Trabalho

  • Produtos por marca Editora Ática
  • Modelo: 8508102151
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 19,90