• Livro Cézanne Grandes Mestres

Livro Cézanne Grandes Mestres

Essa é uma das obras da Coleção Grandes Mestres, são ao todo 25 livros, sendo cada um deles dedicado á um artista, suas histórias e obras. Neste livro, trataremos sobre o legado de Cézanne, um artista que f oi de extrema importância para a arte moderna.

Cézzane não tinha uma relação muito boa com a arte, do ponto de vista das pessoas que o avaliavam. Na escola sempre tinha boas notas, menos na disciplina de artes. Tentou por duas vezes entrar na Escola de Belas Artes, porem, foi reprovado. O Salão Oficial de Paris rejeitavam os quadros deles sempre. Os críticos daquela época, zombavam de suas obras.

Mesmo com inúmeros fatores contra, ele disse que persistiria, e ainda utilizou a seguinte frase: “Eu sou um marco”, com convicção. Jamais imaginaria que seria considerado um dos pais da arte moderna.

Sempre preferiu a sua vida com suas rotinas e confortável. Estava longe de ter um espirito aventureiro, levava uma vida metódica e bem conservada.

No ano de 1839 nascia Paul Cézanne, o pai, um grande fabricante de chapéus de feltro, que no ano de 1847 decidiu mudar de carreira e foi ser banqueiro. Sempre estudou em boas escolas, ao fim dos estudos, por imposição de seu próprio pai iniciou o curso de Direito, porem, tinha em si o desejo de estudar pintura na França.

Com a ajuda de sua mãe, conseguiu convencer o pai, e no ano de 1861 passou a frequentar uma escola de arte de Paris, que era oposta á tradicional Escola de Belas Artes. Foi nessa época que conheceu Pissarro, Monet, que a partir daí fundaram o movimento impressionista. Reuniram as obras dos artistas que haviam sido menosprezados, para expor no “Salão dos Recusados”.

Após os primeiros fracassos, e as primeiras exclusões acontecerem, Cézanne voltou para sua cidade natal Aix, para se refugiar. E nesse momento, nasce uma obra, com traços ligados ao amor e á morte, dois grandiosos sentimentos, capazes de trazer paz ou inquietude.

Retorna a Pais tempos depois, e passa a frequentar a escola de Charles Suisse. Em 1866, Cézanne dá o grande lance para o “início da arte moderna”. A partir daqui se inicia a utilização da espátula e até as próprias mãos, na produção de arte, o que se dá ao um novo conceito de pintura, de forma inovadora e radicalista.

Também durante o ano de 1886, o pai de Cézanne veio á óbito, deixando a ele uma grande fortuna. Foi ai que ele se fixou na sua cidade natal e casou com uma mulher com quem já mantinha um relacionamento a muito tempo e nesse momento já tinham até um filho. O pai havia lhe impedido de oficializar a união.

Apenas por volta do ano de 1890 é que sua obra passa a ser finalmente compreendida e valorizada por todos. Começa a haver disputas entre as galerias para realizar grandes exposições internacionais, e finalmente ele consegue ver o sentido de sua vida.

Autor: Giovanna Uzzani
Editora: Abril
ISBN: 9788579711978
EAN: 9788579711978
Páginas: 157
Acabamento: Brochura
Formato: 17.5 x 21.5

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro Cézanne Grandes Mestres

  • Produtos por marca ABRIL
  • Modelo: 9788579711978
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 18,99
  • R$ 14,50