Livro ASSOCIAÇÕES ÉTNICAS DE ITALIANOS: Identidade e globalização

Escrito de forma acessível para o leitor comum, esta obra é um estudo da maior atualidade porque rica de informações sobre as associações de italianos no Brasil e, especialmente no oeste Paraná.

Muitas pessoas, principalmente nas regiões sul e sudeste, têm um sobrenome italiano mas não conhecem suas origens porque documentos se perderam, famílias se desintegraram.

Contudo, todas essas pessoas fazem parte de uma família maior, a dos imigrantes italianos, quarto grupo racial mais significativo na sociedade brasileira, estando somente atrás dos portugueses, índios e negros.

Estima-se que no Brasil vivam cerca de 25 milhões de descendentes de italianos, sendo 6 milhões apenas nos estados da Região Sul. Os números são espantosos quando se constata que a Itália, hoje, conta com 51 milhões de habitantes.

Observando de perto as influências dos italianos em nossa cultura , o sociólogo Sílvio Antonio Colognese faz um resgate histórico onde verificamos o nascimento de uma verdadeira nação ítalo-brasileira onde costumes, tradições e crenças coexistem com integridade e amor à pátria onde nasceram e àquela onde vivem por opção.

Este é um livro surpreendente sobre a identidade de um povo que é construída e reconstruída através de movimentos de preservação das culturas de origem, que se multiplicam em todo mundo, mesmo em tempos de globalização.

Autor: Silvio Antonio Colognese
Editora: Itália Nova
ISBN: 8589989097
EAN: 9788589989091
Ano de edição: 2004
Número edição: 1
Páginas: 194
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 12x21

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro ASSOCIAÇÕES ÉTNICAS DE ITALIANOS

  • Produtos por marca ITÁLIA NOVA
  • Modelo: 9788589989091
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 42,99
  • R$ 29,90