• Livro AS ARTES PLASTICAS NO AMAZONAS O CLUBE DA MADRUGADA
Livro AS ARTES PLASTICAS NO AMAZONAS O CLUBE DA MADRUGADA

A obra refere-se ao estudo do movimento artístico e literário Clube da Madrugada, ativo em Manaus entre 1954 e 1972. A autora aborda as relações entre política e arte no Brasil, do desenvolvimentismo do pós-guerra à ditadura militar.

Estabelece uma contextualização da situação das artes plásticas no Brasil e no Amazonas, para introduzir os antecedentes, o surgimento e a caracterização do Clube da Madrugada, assim como suas atividades vanguardistas.

Estabelece a relação entre o movimento artístico-literário com a Pinacoteca do Estado do Amazonas, sua inserção cultural na cidade de Manaus, através do suplemento artístico e literário Caderno Madrugada. Finaliza com uma seleção de artistas, obras, assim como o estudo de suas filiações estéticas e poéticas particulares.

As artes plásticas no Amazonas - O Clube da Madrugada, de Luciane Páscoa, é uma obra reveladora sobre as atividades culturais e os principais protagonistas do movimento da Madrugada. Num estudo pioneiro, a autora foca em seu trabalho nas artes plásticas, sem descurara das outras manifestações criativas, reavivando a memória e a contribuição dos mais destacados artistas do Amazonas.

O livro de Luciane Páscoa é um marco na investigação histórica regional e uma das mais importantes pesquisas sobre as belas-artes no Brasil.


Autor:  Luciane Páscoa
Editora: Valer
ISBN: 9788575123799
EAN: 9788575123799
Número de edição: 22
Páginas: 304
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 17X24

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro AS ARTES PLASTICAS NO AMAZONAS O CLUBE DA MADRUGADA

  • Produtos por marca VALER
  • Modelo: 9788575123799
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 80,00
  • R$ 48,99