Livro A Construção da Geografia Universitária no Rio de Janeiro

Mônica Machado descreve com minúcias grande quantidade de episódios da história universitária do Rio de Janeiro, revelando os jogos de natureza política e ideológica travados entre os diferentes setores da sociedade, assim como a participação e o papel exercido pelos setores governamentais na formação da Academia e o papel do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - no processo de separação dos cursos de Geografia e de História.

O objetivo da autora é trazer à memória a construção da Geografia Universitária no Brasil, criando assim um elo social entre gerações de geógrafos, de estudiosos de áreas afins e de cidadãos em geral.

Mas não só isso, Mônica, se valendo de um material de pesquisa, propõe um debate crítico, não apenas sobre as teorias da disciplina, seus fundamentos e métodos, mas sobre o modo como as instituições e os geógrafos implantaram a disciplina.

A argumentação desenvolvida pela autora ao longo do livro, leva os leitores ao debate e ao conhecimento sobre a construção dos atuais projetos acadêmicos existentes no país.


Área: CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Categoria: HISTORIA GERAL
Idioma: Português
ISBN: 9788561022181
Editora: EDITORA APICURI
Autora: Mônica Machado

Edição: 1º
Ano: 2009
Páginas: 232
Encadernação: BROCHURA

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro A Construção da Geografia Universitária no Rio de Janeiro

  • Produtos por marca APICURI
  • Modelo: 9788561022181
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 19,90