• Livro A Clemência
Livro A Clemência


Como sempre colocando em destaque temas que interessam á todos da sociedade, o pensador romano Sêneca lançou esta obra visando dar destaque á um assunto que está na rotina da sociedade: a criminalidade.

O destaque que ele dá em seu livro A Clemência, não é para simplesmente perdoar com toda bondade e misericórdia, mas uma tolerância em certos crimes. No livro o autor tem a intenção de nos apresentar a clemência em um sentido ético dentro da sociedade

Para os leitores o livro se torna hesitante por conta da maneira na qual Sêneca faz suas colocações e envolve o Imperador Nero em sua história. Ele o cita como um exemplo de governo cauteloso, de forma a dignificá-lo e dar um ar que alegra o povo romano da época.

Em diversas histórias o que encontramos são relatos péssimos á respeito da imagem de Nero, julgando o seu mandato imperial como violento e cruel. O porem, é que Nero chegou ao poder muito novo, mal estava na adolescência e já havia chegado ao poder máximo que uma pessoa poderia chegar naquela época. Ele tinha toda a autoridade de gerenciar como um todo a politica do Ocidente.

No inicio ele serviu-se de pessoas que o assessoravam para tocar o governo, pessoas que eram muito bem qualificadas, e seguiam o pensamento da moral e da sabedoria. No passar dos anos, ao invés de assentar o seu caráter nos exemplos que vinha tendo na pratica, partiu para o lado da vida que é alterado por conta de vícios mais desonroso.

Dessa forma, Nero acabou denegrindo a sua própria imagem,  e, sendo incentivado por figuras da ordem publica, que se voltavam para a violência.

Para os leitores fica a duvida quanto a veracidade dos fatos que Sêneca nos narra, principalmente citando os fatos de Nero, o citando como exemplo de moral e clemência. É afirmado que em momento algum Sêneca mente. Ele cita Nero como exemplo, no inicio de seu governo, como um discípulo que sabe as necessidades de sua sociedade.

A grande admiração dos leitores nessa leitura de Sêneca é a forma como ele descreve a clemência, o conceito dele de misericórdia. Não tem a intenção de lesar o direito de quem foi prejudicado, mas tem como visão fazer com que a clemencia seja vista de modo complacente.

Autor: Sêneca
Editora: Escala
ISBN: 9788575569146

EAN: 9788575569146
Número edição: 1
Páginas: 104
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 13.5x19

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro A Clemência

  • Produtos por marca ESCALA
  • Modelo: 9788575569146
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 29,90
  • R$ 19,90