• Livro Noites de Sábado
Livro Noites de Sábado
Com uma mistura de sentimentos, Luís Pimentel, nos traz esse livro, tornando tudo uma mistura só. História contada na cidade do Rio de Janeiro, cita muitos pontos conhecidos e também muitos personagens já conhecidos por nós, de outros contos.


Ele nos traz de uma maneira descontraída, como foi ocorrendo as misturas de povos por lá. Uma mulher da Bahia, com um homem do Rio de Janeiro... Já nascia algo diferente. E através dos contos dessa mistura, entra personagens já conhecidos por nós como Pedro Garganta, Rocha, entre outros.

Um personagem que tem muito destaque há muito tempo é Capitu, muito conhecida por todos nós. Capitu com “os olhos dissimulados, mas não oblíquos, manchados..”.  O autor relembra Capitu em sua história, de forma singela. Em um encontro não marcado, foi oferecido à Capitu uma cerveja, mas ela preferiu conhaque e café... E sentou para lhe contar uma triste história. Foi chamada de Capitu moderna, após esse fato.

Por alguns momentos a história se passa no Buteco do Jisus, palco de grandes reuniões entre amigos e sempre regadas a muita bebida. Os papos de suas reuniões era quase sempre os mesmos, falavam de futebol, de mulheres, do quanto eram belas e perfumadas em determinados momentos, e sobre cerveja, e a consumiam também, é claro.

O que o autor quer nos mostrar em sua crônica, é a mistura que houve entre pessoas diferentes que resultaram em pessoas diferentes. Para isso ele mistura gentileza com repulsa, o que dá uma pitada de humor na história, mas o que ele quer traduzir é a mistura dessa gente.

Nos traz de forma detalhada o dia a dia dessas pessoas, nascidas no Rio ou que foram pra lá e se misturaram, e vivem bem. Acordam cedo, vão trabalhar. Ou são da idade e ficar em casa cuidando dos netos, falando da vida alheia ou fazendo suas atividades costumeiras.

Ele vai nos descrevendo momentos de diversão e momentos mais sérios, usando seus recursos de linguagens de uma maneira incrível. Essa mistura de crônicas resultou em um livro que nos descreve um período em determinada região do país, que foi vivido por grandes personagens e acabamos vivenciando também.

Autor: Luís Pimentel
Editora: Leitura
ISBN: 9788573587906
EAN: 9788573587906
Número edição: 1
Páginas: 117
Acabamento: Brochura
Tamanho (cm): 14x21

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Livro Noites de Sábado

  • Produtos por marca LEITURA
  • Modelo: 9788573587906
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 19,90