DVD Princípios do controle da infecção hospitalar

As infecções hospitalares são as mais frequentes complicações ocorridas em pacientes hospitalizados.

No Brasil, estima-se que 5% a 15% dos pacientes internados contraem alguma infecção hospitalar. Uma infecção hospitalar acresce, em média, 5 a 10 dias ao período de internação.

Além disso, os gastos relacionados a procedimentos diagnósticos e terapêuticas da infecção hospitalar fazem com que o custo seja muito elevado e os danos maiores ainda.

A mais frequente complicação de um paciente hospitalizado, é a infecção hospitalar, sem duvidas a que mais ocorre. A estimativa é que de 5% a 15% dos pacientes que são internados, contraem algum tipo de infecção hospitalar.

A denominação infecção hospitalar, não se trata de um agente, mas o local em que ocorre. O que leva a infecção não é só o ambiente, mas o paciente, sua idade, o tipo de doença que ele tem. São fatores que contribuem para que ele corra risco de adquirir uma infecção. Crianças e idosos são mais vulneráveis á isso.

Porem é importante destacar, que varia de pessoa para pessoa. Pois há idosos por exemplo, que tem a saúde melhor que a de um jovem.

Não é possível diagnosticar no momento em que o paciente chega ao hospital se ele já está com alguma infecção, é necessário um certo tempo para saber se foi contraída no hospital, ou fora dele.

Uma infecção hospital não eleva apenas o sofrimento do paciente, mas também os custos para tratamento. A melhor maneira para proteger-se de uma possível infecção hospital é a lavagem das mãos.

Maria Luiza Hexsel Segui - Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Passo Fundo (1982), especialização em UTI e em Administração hospitalar. É Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Atua como Chefe de Serviço em Hospitais de médio porte e Unidades de Internação. Atuou como Coordenadora Geral de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná de 2006 a 2010. Atua como Supervisora de Enfermagem na Unidade de Neuropsiquiatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná desde 2010. Coordenadora da área de Enfermagem na Residência Multiprofissional do Hc/UFPR.Coordenadora do Programa de Urgência e Emergência da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HC/UFPR(2009-1014). Experiência na área de Terapia Intensiva, Infectologia e Administração de Enfermagem.

Duração: 1h:31min
Editora: CEDIC

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

DVD Princípios do controle da infecção hospitalar

  • Produtos por marca Cedic
  • Modelo: Principios
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 18,92