Livro A Invasão Brasileira de 1965 e a Guerra de Santo Domingo

O território mexicano já foi de quatro milhões de quilômetros quadrados, e hoje está reduzido a menos da metade... e a causa desse brutal encolhimento foram invasões, guerras de conquista, intervenções e saqueios. Por isso, costuma-se dizer que o azar dos mexicanos foi estar muito longe de Deus e próximos demais dos Estados Unidos.

Mas esse destino de feição colonial e imperialista não foi exclusivo do México. Dezenas de outros países igualmente débeis, na época, porém com grandes atrativos econômicos, também tiveram o azar de estar localizados a uma distância relativamente curta dos interesses norte-americanos. Em função disso também foram invadidos, administrados por interventores militares e saqueados."

Estas palavras de abertura deste livro mostram um aspecto histórico muito interessante da história contemporânea, apesar de lamentável: a invasão norte-americana de Santo Domingo, na qual as tropas brasileiras tomaram parte, além de outros países, para dar uma aparente legitimidade "pan-americana" à ocupação.

Para os que observaram na época dos acontecimentos "filtrados" por meios de comunicação no mínimo, tendenciosos, uma reavaliação mais precisa, inclusive de testemunhas oculares. Para os que eram então demasiado jovens, um modo de não deixar morrer este contra-exemplo de diplomacia e relações internacionais. De qualquer maneira, leitura absorvente e apaixonante, pela atualidade do tema, que ainda conserva.

Editora: Icone Editora
Edição: 1 
Autor: Raimundo C. Caruso
Acabamento: Brochura
Tamanho: 20x14
Ano: 1988
Número de Páginas: 208
Idioma: Português
ISBN: 8527400758

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A Invasão Brasileira De 1965 E A Guerra De Santo Domingo

  • Produtos por marca ICONE
  • Modelo: 8527400758
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 14,92